Folha de pernas juntas

O desporto na infância faz bem porque…

Muitas vezes, optamos por colocar os nossos filhos em atividades extracurriculares no tempo livre que os pequenos têm. Por norma essas atividades, em grande parte, são práticas de atividade física.

Eu cá por casa decidi pôr a Leonor na ginástica por dois ou três motivos diferentes…

  • Porque ela tem muita energia e porque assim gasta-a um pouco no treino;
  • Porque tirando os amiguinhos da escola, a Leonor raramente estava com outras crianças;
  • Porque eu fiz ginástica e achei que ela tinha jeitinho para fazer, então quis que ela experimentasse.

E sabem que mais? Ainda bem que por norma, as atividades escolhidas são práticas de desporto, porque para além de as manter em forma, proporcionando um estilo de vida ativo, ajuda-as a ganharem coordenação, e a assimilarem regras.

Deixo-vos aqui os principais motivos da importância do desporto na infância, (para uma informação mais correta e detalhada), esta informação é retirada de uma publicação do site da CUF:

  • Promove a disciplina, uma vez que existem regras, as crianças aprendem a respeitá-las;
  • Deixa as crianças mais saudáveis, para além dos benefícios físicos, nomeadamente na prevenção da obesidade e doenças cardiovasculares, é importante no fortalecimento de músculos e articulações;
  • Ensina a lidar com as emoções, o desporto proporciona uma série de situações e vivências, levando a criança a experimentar várias emoções e aprender a lidar com elas;
  • Aumenta a autoestima e melhora as notas escolares, em crianças com desempenhos escolares médios, o desporto pode ser um ótimo instrumento de valorização e reconhecimento pessoal, contribuindo para a autoestima, além de se verificar que crianças mais ativas têm um melhor aproveitamento escolar;

Se quiserem saber qual o desporto que mais se adequa ao vosso filho, cliquem AQUI, neste link conseguem ver em maior detalhe para que tipo de perfil, se adequa cada modalidade.

Aqui em casa, percebemos que a ginástica tem contribuído muito para o aumento da coordenação da Leonor, tem-na ajudado imenso a aceitar que ninguém faz tudo perfeito, (é algo que temos vindo a trabalhar com ela, a Leonor quando não fazia as coisas bem à primeira, sentia-se frustrada e chorava, tinha vergonha de fazer mal as coisas, e até tinha vergonha de pedir ajuda, mas com o tempo tem vindo a compreender que todas as crianças que treinam com ela, levam o seu tempo a aprender, tal como ela. Tem percebido que todas as crianças pedem e precisam de ajuda em alguns exercícios e que isso não tem mal nenhum.)

Agora os treinos têm sido feitos através da aplicação zoom, e mesmo assim a Leonor tem adorado e tem evoluído imenso. Tenho adquirido algum material para ela poder treinar cá em casa, num próximo post falo sobre o material que usamos nos treinos.

E vocês, colocaram o vosso filho em algum desporto?

Um beijinho,

Mamã da Nônô

Share:
Ivânia Rodrigues
Written by Ivânia Rodrigues
Nasci em Faro numa tarde de Outono, em Outubro de 1990. Rapariga de boas notas e sempre certinha na escola, fui até à universidade onde estudei psicologia.