Hoje venho falar-vos da importância da organização do guarda-fato. Até à bem pouco tempo o guarda-fato para mim, era onde punha tudo o que não cabia nas gavetas e pronto.

Quem me acompanha, sabe que por norma o meu horário de trabalho não me permite levar a Leonor à escola de manhã, portanto cabe ao Artur despachá-la para a levar. Daí ser importante ter as  gavetas das cómodas organizadas, assim como o guarda-fato.

Como faço  a organização do guarda-fato da Leonor?

Primeiramente, comprei cabides adaptados à roupa de criança. Comprei uns packs no ikea de 8 cabides a 1,50€ (na altura comprei uns packs todos rosa, neste momento acho que estes packs só existem com cabides de várias cores).

Tenho também umas caixinhas de organização que comprei no ikea, já não existem exactamente as mesmas, mas estas também poderão servir, aliás acho que até são mais interessantes por terem tampa.

Com este material consegui uma melhor organização do guarda-fato. Nos cabides, deixo apenas pendurados os casacos, vestidos ou macacões. É mais fácil do que ter também blusas ou t-shirts penduradas, porque ao colocarmos tudo isso, fica muita coisa misturada e acaba por ocupar muito espaço.

Na prateleira do guarda-fato coloco todos os sapatos dela.

E nas caixas (tenho 3):

  • Uma utilizo para mochilas e malinhas (quem tem meninas sabe que são muitas);
  • Outra para medicamentos;
  • Por fim, deixo uma para as roupas que lhe vão deixando de servir (quando fica cheia decido o que fazer a essa roupa);

Tento deixar tudo o mais clean possível, para quando o Artur a despacha consiga facilmente chegar a tudo de forma rápida.

Eu dou mesmo muito uso à caixa onde coloco a roupa que lhe vai deixando de servir. Todos sabemos que os miúdos crescem num instante, e de nada serve mantermos a roupa que lhes deixa de servir nas gavetas ou no guarda-fato pendurada. Por vezes é chato, há aquela roupa que gostamos muito, “e só está a começar a ficar curta”. Não vale a pena deixar ali a ocupar espaço, porque sabemos que vamos deixar de lhes vestir.

O que muitas vezes faço com essa roupa é seleccionar as peças que estão como novas (e algumas dessas peças vendo-as. Tenho sempre o cuidado de não vender nenhuma peça por mais de 5€ seja ela o que for). Há outras roupas que dou a instituições, e tudo o que está em mau estado acabo por jogar fora.

Cada vez mais a organização não só dos guarda-fatos, mas da casa de um modo geral, é mais importante. Temos uma vida cada vez mais agitada e com menos tempo. Aproveitem este tempo que estamos em casa para destralhar, para deixar tudo mais organizado e bem estruturado. Deixo-vos aqui o link do meu artigo em que falo da importância de uma casa organizada.

Espero que este artigo vos tenha ajudado.

Um beijinho,

Mamã da Nônô

 

Organização do guarda-fato – (cabides Ikea)

 

Organização do guarda-fato (caixinhas de arrumação)

Share:
Ivânia Rodrigues
Written by Ivânia Rodrigues
Nasci em Faro numa tarde de Outono, em Outubro de 1990. Rapariga de boas notas e sempre certinha na escola, fui até à universidade onde estudei psicologia.